Blog do Prisco
Coluna do dia

Colombo com Dilma

Colombo com Dilma

O governador de Santa Catarina estará em Brasília nesta terça-feira, participando da reunião que Dilma Rousseff convocou com os chefes de Executivos estaduais, dentro do esforço do Planalto para barrar o impeachment.

Raimundo Colombo reafirma o respaldo à presidente que, segundo ele, tem sido grande parceira do Estado. Mas toma o cuidado de frisar que o apoio é pessoal, portanto, não se estendo ao PT.

O catarinense é contra a ideia do impeachment e vem afirmando que acredita na presidente e na saída da crise, embora ela pareça cada vez mais distante.

Concorde-se ou não, o gesto de Colombo demostra coerência, considerando-se sua posição ao longo do tempo. Outra questão: se Dilma conseguir superar o processo e permanecer no poder, ele sai ainda mais prestigiado. Já para o caso de degola da petista e a posse de Michel Temer, ele sabe que o peemedebista precisará contar com o suporte de todos para tirar o país da escuridão.

 

 

 

 

Justificativa

A Secretaria de Comunicação do governo do Estado, que não conseguiu confirmar a ida de Colombo a Brasília na sexta-feira, soltou nota justificando a viagem do catarinense para tratar do “Zica Vírus”. A presença do governador foi antecipada no SBT, ao meio-dia da própria sexta.

 

 

 

 

Conversa mole

Deputado federal Jorginho Mello (PR) fez um post enigmático em seu facebook. Cobrado a se posicionar a favor ou contra o impeachment de Dilma, ele tentou o caminho tradicional do falar muito sem dizer nada. E, claro, sem se comprometer. Alega que não pode abrir o voto porque é membro do Conselho de Ética. Na verdade, ele é suplente e nem vai ser chamado, pois todos querem votar. E mesmo que fosse titular do colegiado, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

 

 

 

 

Jorginho é Dilma

Na verdade, o PR e Jorginho são aliados de Dilma e do governador Colombo, onde têm cargos preciosos. Ele comanda o DNIT em Santa Catarina, cargo federal, e a poderosa Secretaria de Turismo do Estado. Mesmo assim, além de não se posicionar, o parlamentar fala mal tanto de Dilma como de Colombo e seus governos, como se não fizesse parte deles. Chama o síndico!

E o PMDB?

Dilma Rousseff tentava discursar em Recife no sábado, afirmando com uma convicção de fazer chorar que conta com o apoio de Michel Temer para se livrar da degola, e o vice-presidente, ao mesmo tempo, sentava com o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB).

 

 

 

 

Pêndulo

O PMDB de Santa Catarina elegeu cinco deputados federais, mas conta com seis representantes na Câmara dos Deputados em função da composição no Colegiado do governo estadual. A pergunta que não quer calar é: como essa turma, que indicou o presidente da Embratur e o da Eletrosul, vai se posicionar em relação ao impeachment?

 

 

 

 

 

 

Corrupção sistêmica

De postura simples e humilde (chegou sem seguranças, por exemplo), o juiz federal Sérgio Moro foi aplaudido de pé quando anunciaram seu nome no Congresso Estadual de Magistrados, realizado pela Associação dos Magistrados Catarinenses, no Hotel Plaza Itapema.

 

 

 

 

Homenagem a Trisotto

Logo de cara, o paranaense praticou um gesto especial, salientando a importância do desembargador catarinense Newton Trisotto no contexto do petrolão. O magistrado trabalhou por 13 meses como ministro substituto no Superior Tribunal de Justiça, período no qual, segundo Moro, atuou como “muita firmeza e trabalho”, subscrevendo despachos fundamentais para o desfecho das operações da Lava Jato.