Blog do Prisco
Manchete

Colombo e Moreira em busca de mandatos e blindagem

Raimundo Colombo e Eduardo Moreira foram os dois últimos governadores de Santa Catarina antes do advento de 2018, que guindou Moisés da Silva ao comando do Estado.

Os dois, como se sabe, saíram derrotadíssimos das eleições daquele ano. Colombo cumpriu sete anos consecutivos no governo. No último, passou o bastão a Eduardo Moreira, que foi seu vice nos dois mandatos.

O pessedista não fez um milhão de votos para o Senado, mesmo depois de ter sido reeleito governador no primeiro turno e ter ficado todo esse período pilotando a máquina. Isso que havia duas vagas à Câmara Alta, mas ele ficou em quarto lugar.

Moreira, a seu turno, foi o grande responsável pelo fracasso eleitoral do MDB, que pela primeira vez desde 1982 ficou fora do segundo turno do pleito estadual. Mesmo assim, os dois saíram de 2018 falando em candidaturas majoritárias em 2022. Como já registramos aqui, essa projeção deles não faz o menor sentido, não há menor chance deles serem protagonistas na próxima disputa estadual.

Mergulho

Dos quatro grande derrotados no último pleito, Mauro Mariani, Paulo Bauer, Raimundo Colombo e Eduardo Moreira, somente Mariani adotou postura correta, saindo de cena. Ele mergulhou. Acertadamente, apesar de não ter sido ele o principal responsável pelo resultado de 2018. Ele sabe que Moreira sabotou sua candidatura na campanha eleitoral.

Investigação

Paulo Bauer conseguiu um cargo governo em Brasília, do qual já saiu. Agora, o tucano fala em candidatura a prefeito de Joinville. Poderia ser um caminho legal para ele retornar aos mandatos, desde que o assunto da Hyupermarcas não tivesse voltado à tona. Como a investigação ganhou holofotes novamente, o caminho natural para o tucano seria retirar o time de campo. A exemplo de Mauro Mariani.

Blindagem

Raimundo Colombo e Eduardo Moreira, no entanto, já refluíram dos tais projetos majoritários. Eles continuam viajando, circulando, mas agora pensando em candidaturas a deputado federal. E por que estariam de olho numa vaga em Brasília depois de tantos anos de estrada e mandatos importantes? Um dos fatores pode ser a blindagem jurídica que cerca um parlamentar. Pelos bastidores, pipocam informações de que vem chumbo grosso para cima de Colombo e Moreira. E Eles precisam garantir mandatos proporcionais, o que é bem mais fácil.