Blog do Prisco
Manchete

Eleição da Mesa Diretora da Alesc será nesta segunda

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina retoma os trabalhos legislativos na próxima segunda-feira (1º). A primeira atividade será a sessão preparatória para eleição do presidente que comandará a Casa no biênio 2021-2023. A sessão ocorrerá no Plenário Deputado Osni Régis, partir das 14 horas.

Conforme estabelece o Regimento Interno da Assembleia, a votação deverá ser presidida pelo deputado Romildo Titon (MDB), que é o parlamentar mais idoso entre os de maior número de legislaturas estaduais completas. A eleição poderá ocorrer em dois turnos, caso haja três ou mais candidatos à presidência. Neste caso, os dois mais votados disputam o segundo turno. A votação é aberta e nominal, ou seja, cada deputado é chamado para declarar seu voto no microfone.

Após a eleição e a posse do novo presidente uma nova sessão preparatória será realizada para a escolha dos demais membros da Mesa Diretora para o biênio 2021-2023. Sob o comando do presidente eleito serão escolhidos o 1º vice-presidente, o 2º vice-presidente, o 1º secretário, o 2º secretário, o 3º secretário e o 4º secretário. As candidaturas para esses cargos poderão ser apresentadas individualmente ou em chapa. A votação também é aberta e nominal.

Para esta sessão preparatória o acesso da imprensa está autorizado mediante a identificação dos profissionais ao chegarem na recepção do Palácio Barriga Verde, sede da Assembleia Legislativa. Os protocolos de segurança contra o vírus da Covid-19 permanecem, o uso de máscara de proteção e da observação do distanciamento são cuidados básicos necessários.