Blog do Prisco
Destaques

Em audiência, governador e Lucas Neves discutem escolas cívico-militares

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), recebeu em reunião o deputado Lucas Neves (Podemos) no Centro Administrativo, em Florianópolis. Durante a audiência, o parlamentar entregou o anteprojeto para estadualizar as Escolas Cívico-Militares.

“É muito bom saber que temos mais um aliado nessa luta pela manutenção do programa. Vou encaminhar esse texto ao nosso corpo jurídico”, disse Jorginho, que determinou que o modelo cívico-militar seja mantido no estado.

Desde fevereiro, Lucas Neves vem dedicando esforços e atenção a essa causa. O deputado realizou visitas a diversas escolas catarinenses que já adotam o sistema de ensino, buscando compreender sua funcionalidade e os impactos positivos nas comunidades. Além disso, ele esteve no Paraná, que é referência nesse formato estadualizado.

“Eu vi de perto os resultados alcançados aqui e nas escolas paranaenses. Não podemos deixar esse modelo acabar. Ele é exitoso! Fico satisfeito, pois junto com o governador, vou trabalhar para manter ativo no nosso estado”, destacou Neves.

Antes desse encontro com Jorginho Mello, o parlamentar também se reuniu com o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, e com o Comandante-Geral da Polícia Militar, Aurélio José Pelozato, buscando o apoio e o engajamento das instituições relacionadas. Com base nas informações coletadas, Lucas Neves elaborou o anteprojeto que foi entregue nesta segunda-feira.

O fim do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim) foi decidido em conjunto pelos ministérios da Educação e Defesa e comunicado aos secretários de Educação de todos os estados. Criado em 2019, o programa de escolas cívico-militares permitia a transformação de escolas públicas para o modelo cívico-militar. O formato propunha que educadores civis ficassem responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa passava para os militares. Atualmente, o modelo atende cerca de 5 mil alunos.

Escolas cívico-militares vinculadas ao governo estadual:

EEB Emérita Duarte Silva e Souza – Biguaçu
EEB Cel Pedro Christiano Feddersen – Blumenau
EEB Prof. Irene Stonoga – Chapecó
EEB Joaquim Ramos – Criciúma
EEB Ildefonso Linhares – Florianópolis
EEB Cora Batalha da Silveira – Lages
EEB Ângelo Cascaes Tancredo – Palhoça
EEB Prof. Jaldyr Bhering Faustino da Silva – São Miguel do Oeste
EEB Henrique Fontes – Tubarão

Escolas cívico-militares vinculadas aos municípios catarinenses:

Escola Vereador Raimundo Veit – Maravilha
Núcleo de Educacional João Fernando Sobral – Porto União
Centro Educacional Roberto Machado – Rio do Sul
EMEB Antônio Joaquim Henriques – Lages
EEB Jurema Hugem Palma – São Joaquim
Escola de Ensino Fundamental Paquetá – Brusque
EMEB Maria Linhares de Souza – Itapema
EMEB Prefeito Francisco Vito Alves – Itapema
CEM Professor Antônio Lúcio – Balneário Camboriú
Escola Básica Melvin Jones – Itajaí
Escola Municipal CAIC Irmã Joaquina Busaretto – Joinville
Escola Municipal Presidente Castello Branco – Joinville