Blog do Prisco
Image default
Destaques

Fórum Parlamentar de combate à fosfateira de Anitápolis será lançado nesta quinta, 13

O deputado estadual Felipe Estevão é um dos coordenadores do colegiado, que irá combater qualquer iniciativa neste sentido na região Sul

O Fórum Parlamentar de Defesa e Proteção Ambiental Juntos Por Anitápolis será lançado nesta quinta-feira, 13,a partir das 19h, na Escola Especial João Estanislau Ângelo – Apae de Braço do Norte. A movimentação parlamentar, das autoridades e da sociedade se faz necessária mais uma vez. As empresas retomaram os planos de exploração da jazida e definiram o “Pra suprir o mercado de fertilizantes da região Sul.”

PERIGO AMBIENTAL⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Se a fosfateira for instalada, parte da Mata Atlântica será desmatada e outra parte soterrada para construir duas barragens de rejeitos da mineração, num volume aproximado de 34 milhões de m3 de ácido sulfúrico. Essa obra oferece risco ao Rio dos Pinheiros e compromete toda a bacia hidrográfica do Braço do Norte e do Tubarão, afetando o fornecimento de água do Sul do estado, devido a contaminação por fósforo.

Até porque, os projetos indicam que o modelo de barragem proposto aqui é semelhante às de Minas Gerais que vêm ceifando vidas e causando prejuízos ambientais, econômicos e sociais incalculáveis naquela Estado. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

“ Somos contra por acreditar que existam muito mais malefícios do que benefícios para a população, pelos motivos já expostos. Estamos unindo forças para cortar o mal pela raiz,” assinala Felipe Estevão.

Posts relacionados

MP que motivou greve na Educação deve ser votada somente depois da Páscoa

Autor

FPM cresce em abril, mas acumulado do ano continua em baixa se descontada a inflação

Autor

Transferência de carga da Hercílio Luz: sucesso

Autor