Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Geovania comemora o primeiro parto no Hospital Santa Catarina

Ester nasceu pouco depois das 17 horas de ontem, com 3,092 quilos e 47 centímetros. A chegada dela ao mundo marca uma conquista para todas as mães de Criciúma e de 47 municípios atendidos pelo Hospital Materno Infantil Santa Catarina.
Difícil foi identificar quem estava mais feliz. Se eram os pais Daniele Vefago Soares e Odair José Peruchi ou a deputada federal reeleita Geovania de Sá (PSDB). Foi a emenda de quase R$ 2 milhões da parlamentar que oportunizou a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento da ala materna do hospital, que compreende um centro com três salas cirúrgicas, uma sala de parto, um centro de parto normal voltado para o parto humanizado e um centro de material esterilizado, além de mais seis leitos de U.T.I. Neonatal.
foto>divulgação
“Agora somamos 13 leitos para melhor atender os recém-nascidos que precisam dos cuidados especiais”, relata o médico e responsável técnico Dr. Leon Iotti Neto. De acordo com ele, a partir de hoje, as mães ganham seus filhos e eles não precisam ser deslocados para receberem o atendimento necessário em outras unidades ou em outras cidades, como Araranguá, Tubarão e Florianópolis. “O deslocamento, por menor que seja, coloca em risco a vida do bebê e isso, agora, é passado. Podemos fazer tudo aqui”, explica Dr. Leon.
“A chegada de Ester no Hospital Materno Infantil Santa Catarina concretiza um sonho de 20 anos para a saúde de Criciúma e da região. Eu mesma, quando era secretária da pasta no município, de 2013 a 2014, lutei muito para chegarmos ao dia de hoje”, lembra a deputada que, atuando em Brasília, conseguiu indicar e entregar o recurso que de fato colocou o hospital em seu pleno funcionamento.
“O trabalho da deputada Geovania foi fundamental para o dia de hoje e a Ester e sua mãe foram os primeiros beneficiados”, aponta Dr. Leon. Ele ainda acrescenta que também a foi com a emenda de Geovania que o Hospital comprou os itens necessários para o Banco de Leite. “E este é o nosso próximo passo: inaugurá-lo e auxiliar as mães doadoras e os bebês receptores que, antes, só contavam com este serviço em Tubarão”, finaliza o médico.

Posts relacionados

Governo de Criciúma autoriza revitalização do campo do bairro Jardim Angélica

Redação

Deputada Geovania de Sá articula com CELESC debate sobre energia elétrica em áreas da APA da Baleia Franca

Redação

GAECO deflagra duas operações simultâneas e cumpre 36 mandados expedidos pelo TJSC 

Redação