Blog do Prisco
Destaques

Hélio Costa homenageado pelo Corpo de Bombeiros

O deputado federal Hélio Costa foi homenageado nesta sexta-feira (07) pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina. O parlamentar recebeu uma comenda pelos serviços prestados como jornalista na campanha “Fica Arcanjo”, que há uma década foi lançada na televisão para manter o helicóptero dos bombeiros em funcionamento o ano inteiro no Estado. A entrega ocorreu durante a solenidade de comemoração dos 10 anos do Batalhão de Operações Áreas e de inauguração da nova sede.

O deputado lembrou dos esforços tomados à época para a manutenção da aeronave em Santa Catarina. “Foi incansável. Naquele ano, o Corpo de Bombeiros fez um trabalho primoroso durante a temporada de verão salvando milhares de vidas e atendendo a todas as ocorrências. Utilizamos a tevê pra sensibilizar as autoridades quanto à importância da manutenção do Arcanjo. Houve um clamor popular e a aeronave ficou. Nos orgulha muito essa conquista”, disse Hélio Costa.

Além dos atendimentos pré-hospitalares, o Arcanjo, como se denomina, realiza atividades de resgate, combate a incêndios, busca e salvamento, prevenção, proteção ao meio ambiente, defesa civil e apoio aos demais órgãos do Estado, municípios e união.
Atualmente, a equipe do Arcanjo conta com duas bases, uma em Florianópolis e outra em Blumenau, e quatro aeronaves, sendo dois helicópteros (Arcanjos 01 e 03) e 2 aviões (Arcanjos 02 e 04.

História do Aracanjo

Terminados os três meses da Operação Verão de 2010, quando o CBM/SC preparava-se para entregar a aeronave e novamente suspender o serviço aéreo, uma mobilização da mídia provocou comoção popular a favor da manutenção do uso da aeronave no salvamento de vidas. As grandes redes de comunicação do Estado passaram a veicular reportagens e até houve a criação, pela RIC Record, com o comando do apresentador Hélio Costa, da Campanha “Fica Arcanjo”.

O empenho trouxe resultados. Semanas depois, incentivada pela parceria desenvolvida durante a temporada entre CBMSC/SAMU, a Secretaria de Estado de Saúde firmou convênio e repassou recursos suficientes para a prorrogação do serviço aéreo por cerca de oito meses – até a véspera da Operação Veraneio seguinte (2010/2011). Foi o começo de um longo relacionamento a favor da vida de catarinenses e turistas.
Quase que paralelamente, uma série de fatos “conspiraram” para que o Serviço Aéreo do CBM/SC ganhasse impulso suficiente para figurar como atividade permanente, ao ponto de em 02 de fevereiro de 2010, o Decreto Estadual Número 2966, deu origem ao tão sonhado Batalhão de Operações Aéreas (BOA).

A independência administrativa e o resultado efetivo da parceria entre CBM/SC e Secretaria de Estado da Saúde para a população tornou possível a rápida evolução estrutural a ponto de, em 2012, ter o Estado de Santa Catarina adquirido aeronave própria para o emprego em Salvamentos e Resgate pelo Corpo de Bombeiros Militar e SAMU SC.

Fotos: Divulgação