Blog do Prisco
Coluna do dia

Homem-bomba

Tensão total em Brasília e também em Santa Catarina. A temperatura interna bruta do meio político disparou depois que o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, mandou avisar a Michel Temer que, se não escapar da degola, vai cair atirando.

Calcula-se que Cunha possa comprometer uns 150 deputados, ou quase 25% da Câmara, além de outros políticos e figuras influentes. Interlocutores do presidente da República em exercício começaram a sinalizar que a vontade de Temer é pela renúncia do enrolado correligionário.

Se Cunha abrir o bico, haverá políticos catarinenses encrencados. Notadamente no que tange a financiamento de campanha e “negócios” com a Petrobrás. O deputado, aliás, sabe que não volta à presidência da Câmara. Mas luta para preservar o mandato e o foro privilegiado. Caso contrário, pode incendiar o Legislativo.

 

Reviravolta

Não houve tempo hábil para atualizar a coluna de ontem. No fim da tarde de domingo, uma juíza de segundo grau do Tribunal de Justiça, que estava de plantão, derrubou a liminar, de primeira instância, que anulou a eleição indireta realizada em Brusque. Com isso, Roberto Prudêncio Neto (PSD) voltou à presidência da Câmara e Bóca Cunha (PP) à prefeitura.

 

Insustentável

O corpo jurídico que defende Roberto Prudêncio Neto considera absolutamente insustentável a manifestação da magistrada, que só teria se atentado aos argumentos da defesa de Bóca Cunha. Recursos à vista.

 

Preparação

O comando estadual do PMDB já iniciou, e foi por Itajaí, a peregrinação por cidades-polo para preparar os candidatos a prefeito e a vereador do partido. A ideia é tirar dúvidas sobre as mudanças na legislação eleitoral e incentivar a turma que enfrentará as urnas.

 

Blumenau

O PSD não estará no projeto reeleitoral do prefeito Napoleão Bernardes e muito menos com o PT, como alguns chegaram a ventilar. O partido lançará candidato próprio. O nome é o do deputado estadual Jean Kuhlmann, que chegou ao segundo turno contra o próprio Napoleão em 2012.

 

Acorda, Brasil

Do jeito que vai, pela influência de todos os envolvidos, mega-empreiteiros, PT, PMDB e PP, vão enterrar a Lava Jato.

 

Mãos certas

Pelo menos um processo investigativo que envolve Lula da Silva foi remetido para o juiz Sérgio Moro. O petista nunca esteve tão perto de passar um tempo no xilindró.

 

Força

Considerando-se as maiores cidades de Santa Catarina e a dificuldade dos atuais prefeitos, pode-se afirmar que Luciano Buligon, de Chapecó, está em condição privilegiada. Larga forte para buscar novo mandato, depois de assumir com a renúncia de José Caramori. Já em Lages, Joinville, Florianópolis e Blumenau, os alcaides não podem dizer o mesmo. Ou não vão concorrer ou encontrarão muitas dificuldades.

 

Vergonha

O vazamento dos áudios do agora delator, e ex-comparsa de petrogatunos, Sérgio Machado, mostram como ainda estão vivos, fortes e atuantes os famosos embargos auriculares. Que só são possíveis porque ministros de tribunais superiores, no caso o STF, recebem políticos enrolados com a lei para conversas informais.

 

Vai com Deus

Esta onda intensa de frio, uma das mais fortes das últimas décadas.