Blog do Prisco
Notícias Últimas

Iluminação cênica de realce é tema de seminário online gratuito

Quantum Engenharia apoia o seminário “Iluminação cênica de realce – economia noturna e inovação”, que será realizado no dia 31 de agosto, com grandes nomes da engenharia

Muito mais do que apenas iluminar ambientes durante a noite, a iluminação cênica de realce impulsiona a economia noturna das cidades e fomenta a inovação em diversos setores. Essa abordagem inovadora à iluminação não apenas embeleza paisagens urbanas, mas também cria oportunidades econômicas, melhora a segurança e aumenta a vitalidade das áreas urbanas durante a noite.

Neste contexto, a Quantum Engenharia patrocina o seminário online “Iluminação cênica de realce – economia noturna e inovação”, que será realizado no dia 31 de agosto. O encontro promete explorar as diversas facetas da iluminação noturna e sua influência no desenvolvimento urbano, ao mesmo tempo que destaca as inovações tecnológicas empregadas neste domínio.

O seminário online terá início às 19h, com uma cerimônia de abertura solene que contará com a presença de várias autoridades convidadas. Dentre eles, destacam-se o Secretário de Infraestrutura do Estado de Santa Catarina, o Prefeito Municipal de Florianópolis, o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina, o Presidente da Celesc, o Presidente da ABEE-SC, além de representantes da Mútua e do Crea-SC.

A participação é gratuita e a inscrição no seminário online deverá ser feita no link. Confira abaixo a programação completa.

19h15 – Palestra 1: Economia Noturna – A Luz como Ferramenta do Desenvolvimento Urbano

O engenheiro eletricista e Senior Lighting Designer Plínio Godoy será o palestrante responsável por compartilhar insights valiosos sobre como a economia noturna pode ser impulsionada através do uso estratégico da iluminação. A palestra mergulhará nas maneiras pelas quais a luz pode se tornar uma poderosa ferramenta para moldar o desenvolvimento urbano, criando ambientes mais atrativos, seguros e dinâmicos.

19h45 – Palestra 2: Inovação – Tecnologia e Aplicação da Iluminação de Destaque nas Cidades

O engenheiro Luciano Haas Rosito assumirá o espaço para explorar o mundo da inovação na iluminação cênica. Ele compartilhará os mais recentes avanços tecnológicos e exemplos inspiradores de como a iluminação de destaque está transformando as cidades modernas. A palestra oferecerá uma visão profunda das possibilidades que a tecnologia proporciona para criar ambientes urbanos únicos e envolventes.

20h15 – Debates

Sob mediação do engenheiro José Antonio Latrônico Filho, Presidente da ABEE Nacional, os debates irão proporcionar uma oportunidade de aprofundar as temáticas previamente abordadas nas palestras. Este momento promete ser uma plataforma dinâmica para a troca de ideias entre participantes e especialistas no campo da iluminação cênica. A riqueza de perspectivas e experiências contribuirá para um enriquecedor intercâmbio de conhecimento.

O seminário online é um evento único, que cuidadosamente foi projetado para destacar a importância da iluminação como uma força transformadora nas cidades e no desenvolvimento econômico.

Sobre os palestrantes

Plínio Godoy, engenheiro eletricista, formado em 1988 na Escola de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) – SP, em 1987. Lighting Designer, atuando no mercado desde 1983, especializado no desenvolvimento de projetos Indoor e Outdoor e Projetos de Iluminação Urbana, Valorização de Edifícios e Obras de Patrimônio Histórico e Planos Diretores de Iluminação para cidades, Inserção das cidades no Mundo Digital e trazendo o futuro para o plano de investimentos do presente. Atuou em empresas de referência Internacional, como Philips, GE e Schréder, em 2001 assumiu a Direção Técnica do escritório GODOY LUMINOTECNIA, escritório especializado no desenvolvimento de projetos de iluminação urbana, destaque arquitetônico e Planos mestres de Iluminação Pública e Project Management. Coordenador, na ABNT da comissão de estudos ABNT/CE-003: 034 004 “Aplicações Luminotécnicas e Medições Fotométricas.

Luciano Haas Rosito, engenheiro eletricista, graduado em 1999 e pós-graduado em Gestão Empresarial pela PUCRS. Coordenador da comissão de Estudos ABNT – COBEI – CE03 – Luminárias e acessórios e participante das demais comissões.  Possui cursos de iluminação no Brasil e no exterior, incluindo: iluminação, fotometria e especificação de luminárias (Bélgica 2007), além de Professor de Curso de Iluminação Pública – CEIP. Palestrante em eventos de iluminação (COBEE, ILUMEXPO, etc) e professor de cursos de iluminação – Exper / ISITEC. Diretor da Abilux – Associação Brasileira da Indústria da Iluminação e Professor no IPOG, com mais de vinte e cinco anos de experiência na área de iluminação, adquirida na PMPA, PUCRS – LABELO e empresas de iluminação. Diretor Comercial da B.E.G  Brasil.