Blog do Prisco
Destaques

Imbituba: implantação de novas TPA’s é inconstitucional, avisa Naatz

Sobre o debate em Imbituba,  provocado pela  prefeitura,  em torno da possibilidade da implantação de Taxa de Preservação Ambiental (TPA), para o acesso às praias de Ibiraquera e Praia do Rosa, como forma de diminuir as aglomerações no combate ao Covid -19,  o deputado estadual Ivan Naatz (PL) avisa que este tipo de cobrança está proibido em todos os municípios do  Estado. 

Naatz diz que a vedação legal decorre da aprovação, no segundo semestre do ano passado, pela Assembleia Legislativa, da proposta de emenda constitucional de sua autoria  , a chamada Pec dos Pedágios Urbanos , já promulgada e incorporada ao ao texto da  Constituição Estadual .  

O parlamentar explica que a única exceção, por enquanto, é a manutenção da TPA de Bombinhas, garantida por decisão anterior a nova legislação pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas que novas taxas neste sentido não poderão mais ser implantadas em outros municípios e cabe ao Minístério Público reforçar a fiscalização neste sentido . “Eu avisei que essas TPAs iriam se  proliferar. Alguns governantes estão encontrando na pandemia um jeito de colocar mais uma taxa na vida dos catarinenses”, resumiu.