Blog do Prisco
Destaques

Juíza Érica Ferreira é eleita a 1ª desembargadora do TJSC em vaga exclusiva de mulheres

‘Trata-se de responsabilidade muito grande’, antevê magistrada 

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) realizou nesta quarta-feira (19/6), em sessão do seu Tribunal Pleno, a primeira eleição ao cargo de desembargador que aplicou a regra de gênero prevista pela Resolução n. 525/2023, do Conselho Nacional de Justiça. A norma estabelece a alternância de uma lista exclusiva de mulheres com outra tradicional mista, conforme a abertura de vagas para magistrado de carreira pelo critério de merecimento.

A juíza Érica Lourenço de Lima Ferreira foi a vencedora do sufrágio ao conquistar 49 votos contra 29 obtidos pela magistrada Eliza Maria Strapazzon, em uma lista tríplice completada ainda pela juíza Vânia Petermann. No total, o TJ registrou a inscrição de 19 candidatas ao cargo. Destas, contudo, apenas nove integravam o 1º quinto constitucional da entrância especial e, portanto, estavam aptas a ser votadas. O quórum do Pleno nesta tarde era de 78 desembargadores.

“Trata-se de uma responsabilidade muito grande”, classificou a desembargadora eleita, momentos após receber os cumprimentos de familiares, assessores e colegas magistrados, ainda no interior do Auditório do TJ. “Exige-se das mulheres sempre muito mais a provar e mostrar”, prosseguiu, ao afirmar estar ciente de que o trabalho seu e de sua assessoria chamará atenção neste primeiro momento.

“A minha história de vida é muito emblemática, e acho que esta conquista veio ao encontro de toda a luta de vida que tive como mulher e como profissional até chegar a esta posição”, avaliou. “Estou muito orgulhosa de poder ocupar esta vaga”, concluiu a magistrada, filha do desembargador aposentado José Mazoni Ferreira. Sua posse ainda será definida com o Gabinete da Presidência do TJSC.

foto>TJSC, divulgação

Posts relacionados

GAECO deflagra duas operações simultâneas e cumpre 36 mandados expedidos pelo TJSC 

Redação

Governador prestigia posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Redação

Foco da gestão do novo presidente do TJSC será em pessoas, processos e tecnologia

Redação