Blog do Prisco
Destaques

Manutenção de obras preocupa engenharia

Evento encerra com visita técnica à Ponte Hercílio Luz amanhã às 16h

Manutenção das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz, Manutenção da malha rodoviária estadual e Inspeções de pontes e viadutos são alguns dos temas sobre os quais se debruçarão engenheiros e técnicos para o Seminário Cresce Brasil – Engenharia de Manutenção promovido pelo Senge-SC nesta sexta-feira, 29 de novembro, a partir das 9h, no centro de eventos da FIESC. O evento encerra com uma visita técnica à Ponte Hercílio Luz, às 16h, conduzida pelo engenheiro José Abel Silva, consultor das obras de reforma.

A partir do Seminário, a intenção é levantar o debate e alertar para a importância de abandonar a precariedade e o improviso e implantar política de inspeção, conservação e manutenção permanentes, além de buscar consenso e soluções para enfrentar o descaso com a inspeção e conservação das estruturas existentes no país. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site http://bit.ly/seminariosenge.

Não é de hoje que a questão preocupa os engenheiros e respectivas entidades de classe. Para mudar o atual quadro, a proposta é que as administrações municipais, estaduais e federal instituam um órgão com dotação orçamentária e corpo técnico qualificado para se responsabilizar por inspeção e conservação regulares. Além de propiciar a proteção das pessoas e do meio ambiente, a medida permitirá a correta aplicação dos recursos públicos de forma programada e responsável, e não em ações corretivas emergenciais e sempre muito mais dispendiosas que a prevenção.

“Colocar tal proposta em prática exigirá vontade, coragem e responsabilidade política por parte dos gestores públicos”, avalia o presidente do Senge-SC, José Carlos Ferreira Rauen, ao lembrar que executá-la com base em planejamento e com excelência técnica é missão para a engenharia e seus profissionais, que devem ter protagonismo nessa empreitada.

O diretor do Senge-SC, Carlos Bastos Abraham, enfatiza que as pontes e viadutos, denominadas como obras de arte especiais (OAE), são obras de engenharia de extrema importância no desenvolvimento econômico e social do País. “Estão sujeitas a todo tipo de ação do meio ambiente, a desgastes naturais e a carregamentos acidentais durante sua vida útil e, portanto, é essencial serem objeto de gestão de atividades de inspeção e manutenção para promover a sua adequada conservação”, justificou. Segundo Abraham, inspeções permitem identificar as patologias existentes e indicar o diagnóstico das ocorrências. As manutenções são atividades cuja função é o tratamento dessas anomalias.

O evento é uma nova etapa do projeto CRESCE BRASIL, da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), e é aberto aos engenheiros, estudantes de engenharia, entidades do setor e representantes do poder público.