Blog do Prisco
Notícias Últimas

Mariani: concessão para duplicar a BR-470

A urgente duplicação da BR-470, fundamental para a logística de transporte do Vale do Itajaí, a economia catarinense e segurança dos motoristas, foi tema de reunião do Fórum Parlamentar Catarinense em Blumenau, na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí.

Segundo o deputado federal Mauro Mariani (PMDB), coordenador da Bancada Catarinense, o objetivo do evento foi apresentar a situação atual da obra, ouvir os representantes da região e fazer encaminhamentos no sentido de agilizar o andamento da duplicação, que caminha a passos lentos.

mauro mariani br-470 2

Hoje, a falta de recursos para as desapropriações dos lotes 3 e 4 é o principal entrave da obra, cuja previsão de término é 2017. O superindendente do Dnit/SC, Vissilar Preto, informou que atualmente existem 250 laudos prontos para o mutirão de desapropriação. “Estamos aguardando o orçamento de 2016 para adaptarmos o cronograma. Sobre os lotes 1 e 2 as obras estão em andamento”, frisou.

Concessão é a solução

Para Mauro Mariani, diante da falta de recursos do Governo Federal, a concessão é o caminho mais curto para a duplicação da BR-470. “Temos de acelerar o processo. O leilão tá previsto para o segundo semestre de 2016, mas temos de antecipar para o primeiro”, destacou.

Reivindicação antiga

O senador Dalírio Beber lembrou que desde 1960 a BR-470 não tem melhorias significativas. “A rodovia é fundamental para o escoamento da produção do agronegócio por exemplo”, ressaltou. O presidente da Fiesc, Glauco Corte, frisou que o custo da indústria com os problemas de logística é de 14%. A federação exibiu vídeo com histórias de pessoas que sofreram perdas com as condições precárias da rodovia.

O deputado Jean Kuhlmann, que representou o presidente da Alesc, Gelson Merísio, disse que o discurso deve ser alinhado para que a duplicação vire logo realidade. “Unidos e com um encaminhamento firme podemos fazer este tempo de obra reduzir”, afirmou ele.

O evento foi marcado pela presença também do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), do senador Paulo Bauer (PSDB), além de deputados federais como Rogério Peninha (PMDB), Décio Lima (PT), Jorginho Mello (PR), Carmen Zanotto (PSB) e Esperidião Amim (PP). Além de deputados estaduais como Leonel Pavan (PSDB), Vicente Caropreso (PSDB) e Antônio Aguiar (PMDB). Outros prefeitos e representantes de entidades também compareceram.

Na foto de capa, da E para a D: Mariani, prefeito Napoleão Bernardes, senador Dalirio Beber e deputado Rogério Peninha Mendonça.

Fotos: Marcelo Tolentino, divulgação