Blog do Prisco
Notícias

Ministro recebe plano de trabalho de municípios afetados por enchente no Oeste

O Ministério da Integração Nacional já recebeu o relatório de perdas e o plano de trabalho de seis municípios que tiveram prejuízos devido às fortes chuvas que atingiram a região Oeste de Santa Catarina no fim do mês passado. Durante audiência realizada em Brasília, com prefeitos dos municípios afetados e parlamentares catarinenses, o ministro Gilberto Occhi, se comprometeu em dar agilidade na liberação dos recursos e na execução de ações que visem à recuperação da infraestrutura danificada pelas chuvas.

DIRCEU DRESCH INTEGRAÇÃO NACIONAL

O deputado estadual Dirceu Dresch (PT) fez um apelo para recuperação urgente de pontes e pontilhões que foram destruídos, isolando comunidades e prejudicando a agricultura familiar dos municípios e pediu apoio às famílias cujas casas foram destruídas ou danificadas.
O ministro garantiu a liberação, via Defesa Civil, de kit de pontes pré-moldadas e a construção de casas modulares para famílias que perderam a residência. “Alguns prefeitos já estão identificando novas áreas para reconstrução das casas”, afirmou.

Já foram protocolados no ministério oito planos de trabalho, referentes aos municípios de Coronel Freitas, Saudades, Xaxim, Planalto Alegre, Cordilheira Alta e Abdon Batista. De acordo com o secretário-adjunto da Defesa Civil estadual, Rodrigo Moratelli, Coronel Freitas e Saudades foram reconhecidos como calamidade pública e, por esse motivo, possuem dois planos cada, sendo um exclusivo para reconstrução de casas. Ao todo, 15 municípios foram afetados e o ministério ainda aguarda a entrega de documentos, por parte do governo do Estado, de reconhecimento da situação de emergência nos outros municípios.
Conforme o ministro Gilberto Occhi, no dia 30 de julho a presidenta Dilma editou a Medida Provisória 686, que garante R$ 4,6 bilhões em linhas de crédito para auxiliar a reconstrução de municípios atingidos por desastres naturais em todo o Brasil, medida que contempla os municípios do Oeste.

Participaram da reunião os prefeitos Daniel Kothe , de Saudades; Mauri Zucco, de Coronel Freitas (ambos decretaram situação de calamidade pública); Danilo Daga, de Águas Frias; Ari Prestes, de Anchieta; Vilmar Sabino da Silva, de Bom Jesus; Rosimar Maldaner, de Maravilha; Ricardo Maldaner, de Modelo; Volmir Pirovano, de Nova Erechim; Antônio Domingos Ferrarini, de Nova Itaberaba; Fabiano da Luz, de Pinhalzinho; e Idacir Orso, de Xaxim. Também participaram da reunião os deputados federais Pedro Uczai (PT), Celso Maldaner (PMDB), Esperidião Amin (PP) e Valdir Colatto (PMDB), o senador Dário Berger e o deputado estadual Mauro de Nadal (PMDB).

Educação

Dresch também acompanhou os prefeitos de Saudades e de Coronel Freitas em audiência com a equipe da presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no Ministério da Educação. Os prefeitos debateram a publicação de decreto para garantir a reforma de escolas e a recuperação de equipamentos e mobília que foram perdidos com a enchente. Somente a prefeitura de Coronel Freitas perdeu dois ônibus escolares.

Foto – Créditos: Mariana Raphael/Ascom MI