Blog do Prisco
Notícias - Lateral

Natalino: maçã brasileira está seriamente ameaçada

O deputado Natalino Lázare (PR) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde desta quarta-feira (7), para externar a preocupação sobre a ameaça que sofre a maçã brasileira, em especial, a produzida em Santa Catarina. A previsão é de que uma grande crise no setor seja gerada diante da possibilidade da importação da fruta da China, através de um acordo bilateral que existe entre o Brasil e aquele país.

natalino maçãO deputado revelou que uma caixa da maçã chinesa chegaria ao Brasil ao custo de R$ 25, enquanto a nacional não tem como ser comercializada com menos de R$ 35. “Isso acontece porque a China oferece fortes subsídios à fruticultura, além de ter mão de obra em abundância e menores custos trabalhistas. Assim como aconteceu com outros produtos como o alho, esta atividade também pode ter uma forte queda se nenhuma medida for tomada para evitar a entrada deste produto no país”, alerta Natalino.
Outra preocupação faz referência à sanidade da fruta, já que Santa Catarina, assim como outros Estados, é território livre de pestes como a Cydia Pomonella, e a entrada da maçã estrangeira que não tenha o mesmo status pode comprometer todo o investimento feito até hoje em tecnologia e em programas de combate a males como este.
Esta mesma pauta esteve presente também em Brasília nesta terça-feira (6), quando Natalino participou da reunião ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Ele alertou sobre a necessidade de encaminhamentos políticos urgentes para reverter este cenário, que deixa o setor da agricultura em alerta máximo.

Foto: divulgação

Posts relacionados

Santa Catarina sobe 21 posições no ranking de liberdade econômica

Redação

Governador Jorginho Mello sanciona lei de Lunelli que libera bingos beneficentes

Redação

Profissionais com ensino superior têm taxa de desocupação de apenas 1,2% em Santa Catarina

Redação