Blog do Prisco
Notícias Últimas

Natalino: maçã brasileira está seriamente ameaçada

O deputado Natalino Lázare (PR) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), na tarde desta quarta-feira (7), para externar a preocupação sobre a ameaça que sofre a maçã brasileira, em especial, a produzida em Santa Catarina. A previsão é de que uma grande crise no setor seja gerada diante da possibilidade da importação da fruta da China, através de um acordo bilateral que existe entre o Brasil e aquele país.

natalino maçãO deputado revelou que uma caixa da maçã chinesa chegaria ao Brasil ao custo de R$ 25, enquanto a nacional não tem como ser comercializada com menos de R$ 35. “Isso acontece porque a China oferece fortes subsídios à fruticultura, além de ter mão de obra em abundância e menores custos trabalhistas. Assim como aconteceu com outros produtos como o alho, esta atividade também pode ter uma forte queda se nenhuma medida for tomada para evitar a entrada deste produto no país”, alerta Natalino.
Outra preocupação faz referência à sanidade da fruta, já que Santa Catarina, assim como outros Estados, é território livre de pestes como a Cydia Pomonella, e a entrada da maçã estrangeira que não tenha o mesmo status pode comprometer todo o investimento feito até hoje em tecnologia e em programas de combate a males como este.
Esta mesma pauta esteve presente também em Brasília nesta terça-feira (6), quando Natalino participou da reunião ordinária da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Ele alertou sobre a necessidade de encaminhamentos políticos urgentes para reverter este cenário, que deixa o setor da agricultura em alerta máximo.

Foto: divulgação