Blog do Prisco
Manchete

Os bastidores, pesados, do julgamento de Seif no TRE-SC

O que não faltam são pressões no processo de cassação do senador Jorge Seif. O placar está dois a zero pela absolvição do liberal. Houve um pedido coletivo de vistas de quatro juízes depois do voto da desembargadora-relatora, Maria do Rocio Santa Ritta, e de outro magistrado.

A ação deve voltar ao plenário da corte no dia 7 de novembro.

Os bastidores são efervescentes, para não dizer outra coisa. Fonte abalizada informou ao blog que o voto da relatora ocorreu sob intensa e pesada pressão do PSD. Não custa informar o distinto público que o marido da juíza Maria do Rocio, César Abreu, advoga para o grande líder do PSD, o deputado estadual Julio Garcia, alcançado pela Operação Alcatraz em 2019, quando inclusive foi alvo de visita da Polícia Federal.

Na verdade, a magistrada deveria ter se dado por impedida, considerando o envolvimento do marido na defesa de Garcia, correligionário de Raimundo Colombo, proponente da ação contra Seif. E de olho no mandato daquele que o derrotou com quase 1 milhão de votos de frente.

Outro aspecto. A investigação que baseia a decisão dos juízes eleitorais – isso é regra – sempre fica a cargo do Ministério Público junto ao TRE. O relatório do MP eleitoral não apresentou uma prova sequer, nem resquícios, dúvidas ou margem para ela afirmar que houve irregularidades.

Mesmo assim, a relatora apontou que teriam havido participações “reprováveis e ilegais” de Luciano Hang durante a campanha de Jorge Seif em 2022.

Quem viu o processo garante que tampouco os autores da ação anexaram provas nos autos, foto, diário de bordo, enfim, absolutamente nada que desse margem para ela afirmar que houve uso das aeronaves ou da estrutura da Havan para beneficiar o senador. Zero.

Ou seja, o voto, apesar de favorável (o que era impossível de contraditar), foi carregado de opiniões pessoais e influências que não constam nem no relatório do MP nem no processo dos autores.

O próprio MP eleitoral assinalou que não passam de “ilações infundadas.”

No vídeo, a brilhante sustentação do advogado (Juliano Cavalcanti) de Jorge Seif, que foi muito feliz ao comparar os votos do PL de Bolsonaro com as demais coligações, incluindo as votações para o governo do Estado, deputados federais, estaduais e o Senado.

Lembrando, ainda, que Luciano Hang mergulhou na campanha de Seif e de Jair Bolsonaro em Santa Catarina. Nas de ninguém mais.

O que não alterou o quadro. Os coeficientes, votos e candidatos eleitos pelo PL foram praticamente o dobro dos demais em todos os segmentos.

Nas palavras do defensor de Seif: “Levaram um banho de bola e estão botando a culpa no gramado. O que estamos vendo aqui hoje é um choro de perdedor.” Confira: