Blog do Prisco
Destaques

Peixer homenageia Mário Aguiar por dedicação para o desenvolvimento industrial de SC

O presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, foi o escolhido para receber a Comenda do Legislativo Catarinense 2023 pelas mãos do deputado estadual, Maurício Peixer (PL), na noite desta segunda-feira, 20 de novembro.

Ao destacar a escolha de Mário Aguiar para receber a Comenda, o deputado Peixer ressaltou a importância de líderes comprometidos com o progresso catarinense. “Se queremos um Estado competitivo, precisamos de líderes que estimulem o desenvolvimento econômico catarinense. E o Mário é um dos grandes exemplos de homens que impulsionam Santa Catarina”, afirmou Peixer.

Uma das iniciativas mais significativas e recentes de Mário Aguiar foi a decisão de construir uma escola SESI em Joinville. Atualmente em fase de finalização, essa obra promete abrir novas oportunidades no mercado de trabalho para jovens da região, consolidando-se como um marco para o desenvolvimento educacional e industrial do estado.

A Comenda do Legislativo Catarinense é uma distinção que reconhece o mérito e a dedicação de personalidades que se destacam em suas áreas de atuação, contribuindo de maneira significativa para o progresso e o bem-estar da sociedade.

Mário Aguiar expressou sua gratidão pela homenagem, destacando o compromisso contínuo com o fortalecimento da indústria catarinense e o desenvolvimento de oportunidades para as futuras gerações. A entrega da Comenda é um reconhecimento público do papel fundamental desempenhado por Aguiar no avanço econômico e educacional de Santa Catarina.

“É com muita honra que recebo essa homenagem. É sobretudo um reconhecimento à indústria catarinense e à sua relevância para o desenvolvimento do Estado”, afirma Aguiar.

Quem é Mário Cezar de Aguiar? – Mario Cezar de Aguiar é engenheiro civil e empresário dos setores da construção civil e do plástico. Preside a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), os conselhos regionais do SESI e do SENAI, a Câmara de Assuntos de Transporte e Logística da FIESC e o Conselho Estratégico para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense. É vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e membro dos Conselhos Nacionais do SESI e do SENAI e do Sebrae/SC. Na FIESC, antes de ocupar a presidência, foi diretor 1° secretário e 1° vice-presidente.
Formou-se em engenharia civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1978. É especialista em construção civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), em marketing pela Universidade da Região de Joinville (Univille) e em gestão empresarial pela Pensylvania State University, em 2000.
Atua na área da construção e incorporação imobiliária desde 1981, tendo construído mais de 100 edifícios ao longo da carreira profissional. É sócio das empresas Vectra Participações e Construções, Vectrapar Construções e Empreendimentos, além da Êxito Empreendimentos e Construções. Por meio da empresa Tecnofibras, atua também na área de compósitos, fornecendo para a indústria automotiva.
Foi professor do curso de engenharia civil da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Já presidiu a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) por dois mandatos, a Câmara Estadual da Indústria e Construção de Santa Catarina e, por duas vezes, o Sindicato da Indústria da Construção de Joinville (Sinduscon). Também fundou e presidiu o Serviço Social da Construção Civil de Joinville (Seconci), entidade que presta gratuitamente serviços médicos e odontológicos aos trabalhadores do setor. Foi conselheiro da Usimed Cooperativa de Usuários de Assistência Médica e da Unisociesc. É membro do Conselho do Centro de Engenheiros e Arquitetos de Joinville. Iniciou a atuação associativa ainda na faculdade, participando do Diretório Central dos Estudantes.