Blog do Prisco
Notícias Últimas

Peninha quer ampliar prazo para microempresas quitarem dívidas

Projeto de Lei Complementar apresentado pelo deputado estende de 30 para 90 dias prazo legal para regularização

Mais fôlego para os microempresários. É isso que propõe o Projeto de Lei Complementar (PLC) apresentado pelo deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC). A proposta amplia de 30 para 90 dias o prazo para que a empresa inadimplente quite débitos previdenciários ou tributários e evite a expulsão do regime especial. O período começa a contar a partir da notificação do contribuinte.

“Trata-se apenas de estabelecer um prazo mínimo para o atendimento do disposto no Simples Nacional. A proposta não prevê renúncia de receitas, porque não altera o total de tributo devido”, fala o autor.

A sugestão do projeto foi enviada ao parlamentar por iniciativa popular. O advogado Luciano Dalponte, da cidade de Caçador, foi o responsável pela explanação da dificuldade dos pequenos empreendedores e a necessidade de alterar a legislação para que essas empresas não fechem as portas.

“Após a notificação, a empresa tem 30 dias para fazer a regularização e a contestação administrativa. Se os débitos forem quitados neste prazo, a exclusão do simples ficará suspensa durante a tramitação do processo. Mas se a empresa perder, será excluída automaticamente a partir do dia 01º de janeiro do próximo ano”, explica o advogado.

O PLC nº46/19 tramita em regime de prioridade e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.