Blog do Prisco
Destaques

Pioneirismo dos cartórios de SC na oferta de serviços na pandemia é tema de programa do TJSC

Os projetos e ações do Foro Extrajudicial do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) e o pioneirismo no funcionamento dos cartórios nos últimos meses serão tema, nesta quinta-feira (27/8), do programa interno de TV “Palavra do Presidente”, com o presidente do Tribunal de Justiça, Ricardo Roesler, e que será disponibilizado posteriormente ao público no canal do TJSC no YouTube. Santa Catarina foi o primeiro estado a oferecer tecnologia para a continuidade dos serviços dos cartórios, considerados essenciais, no período de fechamento total, em abril, e que ainda estão em uso como alternativa para quem prefere o distanciamento social.

Muitos deles mantiveram a economia do Estado girando em um momento de crise, como a escrituração de imóveis feita totalmente por videoconferência, com a mesma segurança dos atos presenciais, sendo o primeiro ato firmado desta forma no Brasil. A solução pioneira oferecida no Estado foi adotada depois pelo Conselho Nacional da Justiça (CNJ) para todo o País.

Para falar sobre o assunto e tirar as dúvidas de magistrados e de servidores do TJSC, o programa terá a presença também do corregedor-geral do Foro Extrajudicial, desembargador Dinart Francisco Machado; do juiz-corregedor do Núcleo IV da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), juiz Rafael Maas dos Anjos; dos assessores correcionais Raul Wanderley Eble e Filipe Ribeiro do Valle Ramos; da presidente da Anoreg/SC e tabeliã de notas e protesto de títulos em Tijucas, Rosina Deeke; do presidente do Colégio Registral Imobiliário de Santa Catarina (Cori-SC) e registrador de imóveis de Curitibanos, Luiz Eduardo Freyesleben Silva; e do presidente do Colégio Notarial do Brasil, seção Santa Catarina (CNB-SC), e tabelião de notas e protestos da comarca de Rio Negrinho, Wolfgang de Oliveira Stuhr.

 

Legenda foto: Tabelião Guilherme Gaya registrou a primeira escritura por videoconferência do Brasil, em Joinville (Crédito foto: Divulgação)