Blog do Prisco
Notícias

PMDB SC detém a maior proporção de vereadores eleitos

Levantamento divulgado nesta segunda-feira (6), pela Associação Nacional de Vereadores do PMDB confirmou o bom resultado do PMDB catarinense na eleição municipal do ano passado. A sigla teve o melhor desempenho proporcional do País, em número de vereadores eleitos, conquistando 29,23% do total de vagas, com 847 eleitos. O segundo colocado foi o PMDB de Rio Grande do Sul, com 23,60%. O Rio grande do Norte elegeu 292 vereadores e ocupa o terceiro lugar, com 17,80%. Em número de prefeitos, o PMDB catarinense elegeu 34,23% do total de municípios. Alagoas teve o melhor desempenho proporcional, com 37,25% e 38 eleitos. Em terceiro lugar, o RS elegeu 25,95%.

Em Santa Catarina, o PMDB também foi o partido que elegeu o maior número de mulheres, vereadoras e prefeitas, e de jovens, elegendo também o vereador e o prefeito mais jovem do Estado.Entre os jovens, foram  141 vereadores e nove prefeitos, com idade entre 19 e 34 anos. Já entre as mulheres, foram 136 vereadoras e 8 prefeitas.

Os números confirmam a força da sigla, não só em Santa Catarina, mas no Brasil. No Estado, os peemedebistas têm quase o dobro de prefeitos do que o segundo colocado, o PSD. E 352  vereadores a mais que o PP, que tem o segundo maior número de eleitos nas Câmaras Municipais. O PMDB também elegeu prefeitos em 4 dos oito maiores municípios catarinenses, conquistado as prefeituras da Capital, Joinville, Jaraguá do Sul e Itajaí. “ Uma força que merece ser respeitada, resultado de trabalho, organização e principalmente da gestão comprometida do PMDB junto aos munícipes catarinenses”, destaca o presidente do PMDB SC, deputado federal Mauro Mariani (foto).

Na noite desta segunda-feira (6), o PMDB estadual reúne suas bancadas estadual e federal, senador, vice-governador e ex-governadores para alinhar a agenda partidária de 2017.