Blog do Prisco
Notícias Últimas

Porto de São Francisco – Com aumento de 64%, exportação ganha força e supera importação

Nos dez primeiros meses de 2023, o Porto de São Francisco do Sul já movimentou 13,8 milhões de toneladas de mercadorias, 27% a mais do que no mesmo período do ano passado (10,8 milhões).

A exportação alcançou 8,4 milhões de toneladas, representando 61% das cargas, enquanto a importação chegou a 5,4 milhões de toneladas (39%).

No mesmo período de 2022, a importação, com 5,6 milhões de toneladas (52%), superava a exportação, com 5,1 milhões de toneladas (48%).

No entanto, em 2023, impulsionado pelo envio de grãos à China, o Porto do Norte catarinense conseguiu reverter a tendência e a exportação aumentou 64% com relação ao ano anterior.

Os dados foram divulgados esta semana pela autoridade portuária e apontam que é a primeira vez em dois anos que a exportação supera a importação: a última vez foi em 2021.

Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, o aumento na exportação de grãos está diretamente relacionado à capacidade produtiva do agronegócio catarinense e brasileiro, que vem se destacando pela alta produtividade, com ganhos econômico-sociais para toda a cadeia produtiva e logística envolvida.

Para dar conta desse crescimento e viabilizar o escoamento da produção nacional, o Porto de São Francisco está investindo constantemente na manutenção dos equipamentos utilizados para o carregamento dos navios, bem como na melhoria da condição de infraestrutura terrestre e aquaviária da instalação”, diz o presidente Cleverton Vieira.

“Os resultados mostram que o Porto de São Francisco do Sul vem aproveitando as oportunidades de mercado, mesmo com as dificuldades climáticas, buscando soluções eficientes, que vem se refletindo nos números e num desempenho positivo ao longo do ano”, avalia o secretário em exercício da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho.

Crescimento de 36%

Em outubro, apesar da chuva constante que afetou a atividade portuária, 1,36 milhão de toneladas de mercadorias passaram pelo Porto de São Francisco, representando um aumento de 36% em comparação com o mesmo mês de 2022 (1 milhão de toneladas).

As exportações somaram 856 mil toneladas (63%), graças principalmente ao milho (635 mil toneladas) e à soja (202 mil toneladas)

Já as importações de produtos alcançaram 511 mil toneladas (37%). Destaque para os produtos siderúrgicos (320 mil toneladas) e fertilizantes (177 mil toneladas).