Blog do Prisco
Manchete

Pouco a contribuir

Santa Catarina foi o 14º Estado a ser visitado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. O ministro cumpriu extensa agenda sexta-feira, na Capital. Começou visitando o Tribunal de Justiça de manhã. Ali, o ministro fez um pronunciamento aos jornalistas no TJSC sobre a importância da agenda institucional. Na sequência, Dias Toffoli foi a estrela da recepção-almoço oferecida pelo governador Moisés da Silva, na qual participaram, ainda, os demais chefes de poderes estaduais.

O presidente do Supremo também faria visitas a instituições e autoridades na parte da tarde. Pois muito bem. O magistrado está pregando maior integração do sistema judicial do país, incluindo as Justiças estadual, federal, eleitoral e trabalhista. Mas o fato é que a atuação de Dias Toffoli na proa do Judiciário nacional tem levantado muitos questionamentos.

Primeiro por aquele absurdo inquérito para apurar Fake News e as críticas a ministros do STF nas redes sociais. Pacote que veio como um disfarce para a censura prévia praticado pela corte suprema.

Na sequência, houve despachos do presidente do Supremo para enfraquecer a Lava Jato. Misture tudo isso num caldeirão onde se encontra o histórico de Dias Toffoli e está entornado o caldo.

Passado vermelho

O hoje ministro já foi Advogado Geral da União no governo Lula da Silva, advogado do PT e também atuou na Casa Civil com o ex-ministro e apenado por corrupção, Zé Dirceu. Currículo difícil de esquecer a cada nova decisão com o nítido teor de barrar investigações contra corruptos. Alguns confessos e condenados.

SC no topo

Neste contexto, vale registrar que a magistratura de Santa Catarina, em todos os seus níveis, é uma das melhores e mais sérias do Brasil, contrastando com o atual momento do STF, sobretudo pela atuação de alguns ministros que tem se notabilizado por posições frontalmente contrárias às estruturas de combate à corrupção neste país.