Blog do Prisco
Notícias Últimas

Programa de R$ 100 milhões para internet rural concretiza gestão inovadora de Altair Silva

Após uma semana intensa de entregas em diferentes regiões de Santa Catarina, Altair Silva (PP) participa neste domingo em Vargeão, no oeste catarinense, de um de seus maiores projetos à frente da Secretaria da Agricultura: o lançamento oficial do programa estadual de Internet Rural, batizado de Conecta Agro SC.

Altair tem acumulado conquistas significativas para o agronegócio do Estado, mas não é segredo que a internet de fibra ótica para o meio rural é um projeto diferenciado, que demandou um empenho especial.

O secretário da Agricultura esteve em Brasília diversas vezes, percorreu ministérios como o da Agricultura e o das Comunicações, reuniu-se com a Celesc, ajudou a formatar um projeto de lei junto com o governo e a Bancada do Oeste, tudo para conectar o campo à era digital.

“A internet de fibra ótica no meio rural já é realidade. A mudança vai revolucionar a educação e a forma de fazer agricultura em Santa Catarina”, afirma o secretário, acrescentando que o programa é mais um fruto da gestão do governador Carlos Moisés, que tem sido parceiro, entusiasta e incentivador das ações na agricultura.
Altair Silva acrescenta:

“Trata-se de uma iniciativa pioneira, sem precedentes no Brasil, com mais de R$ 100 milhões de aporte”.

Vargeão será o primeiro município a consolidar o programa, que começou com uma verdadeira união de esforços entre o Executivo e o Legislativo estaduais. O programa consiste de parcerias que, na prática, viabilizam a internet de qualidade no campo.

Se antes as operadoras tinham pouco interesse financeiro no tema, por terem de pagar às concessionárias de serviços públicos de energia elétrica o aluguel de postes, um nova lei estadual permitiu isentá-las deste custo, mediante uma política pública de parceria com as concessionárias (que poderão usar gratuitamente a internet) e a gestão ativa dos municípios, que terão acesso aos recursos do programa estadual.

Altair destaca que o trabalho da Bancada do Oeste na Alesc foi determinante para aperfeiçoar o modelo. O programa vai causar uma verdadeira transformação na vida de milhares de produtores rurais catarinenses, que poderão investir em tecnologias e inovações para adquirir conhecimento e aumentar a produtividade em suas lavouras.

“A agricultura tem se modernizado e o agronegócio tem passado por profundas transformações, com investimentos em automação e novas tecnologias para a produção. Construímos um projeto para levar a internet de fibra ótica para o interior do estado, uma mudança que irá revolucionar a educação e a forma de fazer agricultura em Santa Catarina.

A internet vai trazer uma nova vida aos produtores, um estímulo a mais para o conhecimento e para a inovação”, afirma o secretário.
Segundo Altair, o programa vai gerar uma revolução no agro catarinense, aumentando a atratividade do meio rural, dando possibilidades de escolha e estudos para os jovens agricultores.

“O apoio e a liderança do governador têm sido essenciais para a gestão de nossas ações, que culminam com o feito que celebraremos neste fim de semana”, afirma Altair.

O quê: Lançamento do Programa Conecta Agro SC, com presença do governador Carlos Moisés e do secretário estadual da Agricultura, Altair Silva
Quando: domingo (20 de março), às 16h
Onde: Vargeão, na propriedade dos Srs. Laudir Bison e Eduardo Bison, Linha Isotton, a cerca de 4 quilômetros do centro do município.