Blog do Prisco
Notícias

Raimundo Colombo assina Projeto de Lei do Cooperativismo

Para assegurar o apoio, a promoção e proteção de todos os ramos cooperativistas catarinenses, o governador Raimundo Colombo assinou, nesta quarta-feira (21), com a presença dos deputados que compõem a Frente Parlamentar do Cooperativismo – FRENCOOP/SC, presidida pelo deputado Zé Milton e vice, Mauro de Nadal, o Projeto de Lei do Cooperativismo.
Resultado do estudo feito pela FRENCOOP, em parceria com a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina – OCESC e Governo do Estado, o projeto tem como finalidade instituir a política estadual de apoio ao cooperativismo, que consiste no conjunto de diretrizes e regras voltadas ao incentivo ao cooperativismo, estimulando o desenvolvimento e crescimento deste segmento, que movimenta mais de R$ 20 bilhões em receitas.
“Hoje estamos dando um grande passo. Há muito o setor reivindica uma regulamentação, para assegurar a idoneidade e o fortalecimento do cooperativismo”, frisou Zé Milton, destacando o exemplo de sucesso e de desenvolvimento em torno de objetivos comuns, que o sistema cooperativista repassa.
O Governador Raimundo Colombo salientou a força do sistema no Estado. “Os resultados do cooperativismo em Santa Catarina são exemplares, na geração de empregos, no aquecimento da economia, além do ganho social. Assim é nossa obrigação zelar, dar segurança jurídica a este setor que só contribui com o desenvolvimento catarinense”, defendeu Colombo.
Para Zordan o projeto irá consolidar o sistema. “Esta Lei tem como objetivo proteger todos os ramos do cooperativismo. Com isto, vamos garantir o fortalecimento do setor, que terá segurança jurídica”, defendeu o presidente da OCESC.
Com 253 cooperativas, distribuídas nos setores agropecuário, saúde, crédito, consumo, infraestrutura, transporte, trabalho, produção, habitacional, mineral, especial e educacional, Santa Catarina é reconhecido como o estado mais cooperativista, com 1,755 milhão de famílias associadas, resultando em 52.157 empregos diretos, faturando mais de R$ 23 bilhões de reais por ano, o que representa 11% do PIB catarinense.
Estavam presentes no ato, os deputados estaduais, vice-presidente da Frente Mauro de Nadal, Padre Pedro, Dalmo Claro de Oliveira, Gabriel Ribeiro, Jean Kuhlmann, Natalino Lázare, César Valduga, e o líder do governo, Sílvio Dreveck, presidente da FAESC, José Zeferino Pedroso, presidente da Epagri, Luiz Ademir Hessmann e o secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, e lideranças dos segmentos cooperativistas.