Blog do Prisco
Coluna do dia

Reformas e novo pacto

Dando voz ao que pensam muitos prefeitos e deputados estaduais catarinenses, o presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli; e o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia, colocaram o dedo na ferida: urge um novo pacto federativo, que possibilite que o dinheiro dos pagadores de impostos seja melhor distribuído entre os entes federados (União, estados e municípios), combinado com as reformas estruturantes.

Ponticelli destacou duas mudanças basilares: a Previdenciária, em estágio mais avançado; e a Tributária, ainda embrionária, mas não menos polêmica. Ex-deputado, político experiente, o prefeito tubaronense assinalou: “Ou elas (as transformações) acontecem agora com debate claro nacional e atenção as demandas dos municípios brasileiros ou continuaremos agonizando.”

Não menos experiente, Júlio Garcia considera a reestruturação das relações federadas como mais urgente até mesmo do que a reforma Tributária. O deputado aproveitou para reafirmar a posição de independência do Legislativo em relação ao Executivo. Não é de hoje que ele e Moisés da Silva tem divergências bem definidas.

As manifestações ocorreram durante o Congresso de Prefeitos da Fecam, encerrado ontem.

FRASE

“A nossa contribuição com as grandes tarefas é ajudar o governo, a sociedade, Santa Catarina, não é apenas carimbando e sancionando os projetos do governo. Nós temos que melhorá-los, modificá-los quando necessários e rejeitá-los quando não são bons. O governo tem a sua visão. Nós, da Alesc, temos que captar o sentimento geral da sociedade, interpretá-los e decidir no parlamento, de forma democrática o que é o melhor para o estado. A democracia é bonita por isso.” Júlio Garcia, presidente da Alesc

Estrada da madre

Durante café da manhã com o governador Carlos Moisés da Silva, o deputado estadual Felipe Estevão aprofundou as tratativas junto ao chefe do Executivo para o projeto de pavimentação da Estrada da Madre, na região de Tubarão, obra que também fará parte do projeto de ligação Serra-Mar.

Turismo

A ideia é criar um roteiro gastronômico ligando a Serra do Rio do Rasto ao Farol de Santa Marta. A Estrada da Madre não é pavimentada e seu asfaltamento daria um grande impulso ao turismo. A construção da chamada Ponte de Laguna também entra nesse contexto de melhorar a malha viária e o turismo da região.

Na boleia

Deputado federal Celso Maldaner, presidente estadual do MDB, é um dos articuladores e assumiu como coordenador da Região Sul da Frente Parlamentar Mista do Caminhoneiro Autônomo e Celetista.

Marco

Em seu discurso, Maldaner lembrou da defesa e dos trabalhos exercidos pelo ex-deputado Assis de Couto, pelo Ministro Osmar Terra, citando a presença do Fabinho – caminhoneiro, que atua junto ao Ministro no Ministério do Desenvolvimento Social e das defesas que já efetuaram à exemplo do novo marco regulatório para o transporte de cargas.

Aproximação

Começa hoje, na Base Aéra da Capital, a SC Expo Defense. A feira vai mostrar as demandas militares e as oportunidades que empresas catarinenses têm para fornecer às Forças Armadas. A abertura do evento contará com a participação do ministro da Defesa, general do Exército, Fernando Azevedo e Silva. Projeta-se uma aproximação literalmente estratégica entre empresários e as Forças Armadas.

Posts relacionados

Judiciário rachado

Autor

Afinidade e desconforto

Autor

Começo complicado

Autor