Blog do Prisco
Notícias Últimas

SC/Itália: Deputado pede que governo oficialize acordo para instalação de escritório consular da Itália em SC

Durante reunião da Frente Parlamentar Santa Catarina/Itália, realizada na manhã desta quarta-feria, 24, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB- foto), coordenado do colegiado, cobrou agilidade do Estado na conclusão do processo que resultará na instalação de uma representação consular da Itália em Florianópolis. Presente na reunião, o Secretário Executivo de Articulação Internacional, Juliano Froehner, afirmou que o tramite está em fase final e que a meta é que a instalação do escritório consular aconteça no segundo semestre. Inicialmente a estrutura seria um “Sportello Consular“, estrutura diplomática vinculada ao Consulado Geral da Itália em Curitiba.

A preocupação do deputado tem justificativa. As tratativas junto ao governo Italiano para instalação de uma estrutura consular na capital catarinense foram conduzidas pelo então cônsul geral da Itália em Curitiba, para o Paraná e Santa Catarina, Salvatore di Venezi, que deixou a função no mês de março. Em caráter temporário, o cargo passa a ser ocupado pela Regente Maria Salamandra, que já fazia parte da equipe diplomática de Savaltore. Ela fica no cargo até a nomeação do novo cônsul pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália.

“A chegada desse escritório é o primeiro passo. A expectativa é muito grande. É algo que estamos buscando desde 2018. O governo catarinense precisa agilizar e oficializar e concretizar esse processo, para que a mudança na condução do consulado não prejudique toda essa construção. É preciso que o Estado sacramente esse acordo com o governo italiano em definitivo, oferecendo a estrutura necessária. Os detalhes, o endereço de onde será instalado a represtação, podem ficar para depois. Por isso o ideal é que isso seja feito antes da posse do novo cônsul.

Juliano Froehner, afirmou que ira direcionar esforços nesse sentido, e que as tratativas estão bem encaminhadas. Ele explicou que o governo busca um espaço para abrigar os escritórios de representações consulares que hoje já existem no Estado e outros em um mesmo espaço. A meta é que representação consular e câmara de comércio de cada país interessado no intercâmbio institucional, comercial, tecnológico e cultural com Santa Catarina estejam juntas.

100 mil catarinense cidadania Italiana

Há quase 100 mil catarinenses com dupla cidadania Brasil/Itália. “Somos o segundo estado brasileiro com maior número de descendentes de italianos”, afirma Caropreso

Participaram da reunião os deputados, Dr. Vicente Caropreso (PSDB), Antidio Lunelli (MDB), Matheus Cadorin (Novo), Ivan Naatz (PL), Mario Motta, Delegado Egidio (PTB), Emerson Stein (MDB), Edison Massocco (PL) e Maurício Peixer (PL).

 

foto> Ag. Alesc, divulgação

Posts relacionados

O futuro do Republicanos e os acordos com PL e PSD

Redação

GAECO e GEAC deflagram segunda fase da operação Fundraising para apurar desvio de recursos públicos e fraude

Redação

Band Cidades Excelentes: conheça os ganhadores por categoria

Redação