Blog do Prisco
Manchete

Seif exige respeito a 80% da população brasileira que é contra a descriminalização das drogas

O senador Jorge Seif (PL-SC) usou a tribuna do Senado, nesta terça-feira, dia 1º, para reiterar sua posição contrária a descriminalização das drogas, que está na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF).

Seif citou o Relatório Mundial de 2023 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) que constata que nos países onde a droga foi descriminalizada não houve redução de criminalidade ou de dependentes, muito pelo contrário, as ocorrências só aumentaram.

“Nenhum país que fez descriminalização experimentou redução, mas sim, aumento de violência, aumento de criminalidade, aumento de consumo, dependência, destruição de jovens, de famílias, porque, quando um adolescente, uma criança, um adulto entra nas drogas, ele destrói não só a vida dele, mas de toda a sua família. Então esse tema é muito caro para nós e para esta Casa”, disse Seif.

O senador catarinense também lembrou que os parlamentares já legislaram sobre o tema, sendo contrários a descriminalização. Além disso, segundo pesquisa apresentada em audiência pública no Senado, mais de 80% dos cidadãos brasileiros são contra qualquer tipo de liberação de drogas.

“As nossas vozes, as nossas opiniões, a consulta à essa Casa é necessária, acima de tudo em respeito à população brasileira. Nós fomos eleitos pelos cidadãos brasileiros e temos essa extrema preocupação de que, qualquer liberação de droga, qualquer que seja a droga, vai causar ainda mais prejuízo na nossa sociedade, nas nossas famílias”, concluiu.

O julgamento do STF será reiniciado amanhã, dia 2, com três votos defendendo a inconstitucionalidade do trecho da Lei de Drogas que trata sobre o assunto, mas com divergências entre os ministros sobre a forma de se oficializar a questão.

STF