Blog do Prisco
Destaques

Sistema de inteligência de dados possibilita análise preditiva na gestão da Educação

Um novo sistema on-line que concentra os dados da rede de ensino de Santa Catarina, apresentado na última sexta-feira, 28, pela Secretaria de Estado da Educação (SED), foi desenvolvido na secretaria como suporte à gestão da pasta para a tomada de decisões. Na segunda etapa de implantação, que será implementada ao longo do segundo semestre de 2019, o sistema de inteligência de dados da Educação permitirá a análise preditiva, ou seja, o uso dos dados para apontar possibilidades e riscos futuros. Parte dos dados já pode ser acessada no site.

O sistema já concentra e atualiza automaticamente informações sobre matrículas, unidades de ensino, distorção idade-série, infrequência e desempenho escolar. São mais de 10 milhões de registros processados a partir do uso de Big Data, um banco de dados com alto poder de armazenamento e processamento.

“A inteligência de dados nos oferece um nível de informação que vai do desempenho de toda a rede até cada unidade escolar. Isto nos faz acompanhar as notas por disciplina e monitorar os índices educacionais que mais precisam de atenção. O sistema nos dá segurança e assertividade para nossas ações e o planejamento estratégico”, exemplifica o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni.

Como a análise preditiva poderá ser utilizada

Quem desenvolveu o sistema de inteligência de dados da Educação foi a equipe da Diretoria de Planejamento e Políticas Educacionais da SED (DIPE), com suporte da Diretoria de Tecnologia e Inovação (DITI) e também do CIASC. O diretor da DIPE, Altir Webber de Mello Neto, explica como a análise preditiva pode auxiliar a secretaria.

“Teremos respostas rápidas para fragilidades existentes. Poderemos evitar obras em áreas de risco de alagamento, verificar onde estão as demandas reprimidas de alunos para novas escolas, cruzar dados para conhecer causas de infrequência escolar, por exemplo”.

As informações que serão enviadas às escolas

A plataforma mostra os dados em gráficos, tabelas e mapas de calor, em uma tela inicial que se divide em três blocos de dados, conforme a frequência de atualização. Parte das atualizações do sistema é mensal, como dados de frequência escolar; parte trimestral, respeitando os ciclos da avaliação escolar que vão sendo entregues pelas escolas, e parte anual, quando da divulgação sobre Santa Catarina em pesquisas e relatórios nacionais.

É possível pesquisar todo o universo, envolvendo os 527.839 alunos das 1071 unidades (atualização de 16 de junho), mas também filtrar as buscas por regional, município, cidade e escola. Em alguns indicadores, como as notas em disciplinas e áreas do conhecimento, é possível verificar também turno e o período cursado.

Cada escola receberá um panorama sobre sua unidade ao longo do segundo semestre. Os gestores da SED já conseguem acessar os dados por smartphone.

O sistema de inteligência de dados da Educação da SED integra um conjunto de ações de inovação na gestão e no ensino, como implementação de laboratórios de tecnologia nas escolas, ampliação do acesso à internet, qualificação dos educadores e avaliação institucional que será respondida on-line por alunos, pais, professores e gestores escolares, de 1º a 7 de julho.