Blog do Prisco
Destaques

Supermercados de SC apresentam vendas positivas no primeiro semestre de 2019

As vendas do setor supermercadista catarinense registraram um resultado positivo no primeiro semestre de 2019, com 1,08% superior ao mesmo período de 2018.

Os índices foram apurados na pesquisa mensal do Termômetro de Vendas, realizada pela Associação Catarinense de Supermercados (Acats). Participaram da pesquisa empresas de todos os portes e regiões catarinenses, sendo que os dados já foram deflacionados pelo IPCA. As empresas participantes da pesquisa têm o perfil de loja clássica de supermercado, não estando incluídos os desempenhos de lojas no formato de atacarejo.

O Presidente da ACATS, Paulo Cesar Lopes, acredita que o fato do primeiro semestre não ter sido negativo, revertendo um desempenho verificado no primeiro semestre do ano passado, já é um excelente sinal.

– Historicamente temos um segundo semestre com desempenho melhor do que o primeiro. Se o resultado já veio positivo até junho a perspectiva para o restante do ano melhora significativamente. Caso o Congresso Nacional ratifique o projeto da Reforma da Previdência, a tendência é por mais celeridade na retomada dos negócios e na geração de novos empregos – afirma o dirigente.

Os empresários supermercadistas catarinenses compartilham deste otimismo. A mesma pesquisa do Termômetro de Vendas fez também uma sondagem sobre perspectivas para o segundo semestre. Para 63% dos entrevistados, o segundo semestre terá resultado positivo com resultado de vendas até 8% superior em relação à primeira metade do ano. Para 37% dos empresários ouvidos na pesquisa, o resultado será praticamente o mesmo, sem incremento. Nenhum entrevistado indicou uma piora no cenário.

Termômetro de Vendas ACATS 2019 (em percentuais)

Mês mês atual x
mês ano passado
mês atual x mês anterior Acumulado
Janeiro +1,34 (-23,58) +1,34
Fevereiro +0,13 (-5,33) +2,09
Março (-4,60) +11,60 +0,18
Abril +8,09 (-2,08) +1,77
Maio (-0,68) (-3,21) +2,06
Junho +4,55 +2,15 +1,08