Blog do Prisco
Coluna do dia

Titanic faz água

Embora o juiz Sérgio Moro, acertadamente, tenha revogado a prisão do ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, após tomar conhecimento de que a mulher dele passava por procedimento cirúrgico em São Paulo, os fatos relacionados ao todo poderoso da economia tupiniquim vieram à tona.

Eike Batista, que outrora sonhou em ser o homem mais rico do mundo com o seu, o meu, o nosso rico dinheirinho, mediante financiamentos bilionários do BNDES, entregou o petista de bandeja. E não foi em delação premiada. O empresário prestou um depoimento espontaneamente à Polícia Federal.

O vídeo com a confissão de Eike é mais um, entre tantos, chutes no traseiro dos trabalhadores brasileiros. O modus operandi do PT na cleptocracia que implantou era conceder contratos e empréstimos polpudos a empresas amigas, uma espécie de capitalismo companheiro, para receber uma parte de volta em forma de propina. Mantega está com os bens bloqueados e toda a ação revelada ontem abre ainda o rombo no casco do PT a oito dias do pleito municipal. O titanic está prestes a emborcar, mas a orquestra segue tocado o samba do crioulo doido da “perseguição ao PT”.

 

Proximidade

Guido Mantega foi o ministro da Fazenda mais longevo da história. Chegou ao topo para substituir Antônio Palocci, que era o homem de confiança de Lula da Silva e Zé Dirceu. Aloizio Mercadante também gozava deste status. Mas Mantega rapidamente tornou-se pessoa da mais absoluta confiança do ex-metalúrgico. E seguiu como ministro no primeiro mandato de Dilma Rousseff por imposição de Lula. Ou seja, a Lava Jato está fechando o certo sobre o ex-presidente. Mantega é considerado o elo financeiro do esquema que saqueou a Petrobrás.

 

Apoio em Caçador

Senador Paulo Bauer (PSDB) foi até Caçador para levar o apoio ao candidato Saulo Sperotto. Aproveitou para gravar mensagem para o horário político local e corrigir algo que tem indignado os tucanos da cidade.

Os adversários têm afirmado que a construção da escola Paulo Schieffler seria obra da atual gestão municipal. Na verdade, explicou o senador, a ordem para as obras foi sua, quando secretário de Estado da Educação. Bauer, inclusive, inaugurou a unidade antes mesmo de concorrer ao Senado.

 

Aposentadoria especial

O Pleno do Tribunal de Justiça reconheceu, por unanimidade, o direito dos Policiais Civis filiados ao Sinpol-SC a manterem a Aposentadoria Especial, à integralidade e à paridade de vencimentos, garantindo como único requisito para a aposentadoria o tempo de contribuição, 30 anos o policial homem e 25 a mulher, além do valor exato dos vencimentos dos inativos.

 

Paridade

O agravo interposto pelo Sinpol-SC, na ação judicial que questiona o entendimento do Instituto de Previdência de Santa Catarina (IPREV), sobre o não reconhecimento do direito à aposentadoria especial, na qual o Sinpol ganhou Liminar e havia sido derrubada, retornando agora finalmente o entendimento dos direitos dos Policiais Civis, ou seja, paridade e integralidade.

 

Saia justa

Homem de confiança de Michel Temer, Geddel Vieira Lima defendeu publicamente o golpe da anistia aos criminosos do caixa 2. Colocou o presidente sob suspeição, mesmo tendo sido desautorizado publicamente. Teria Temer avalizado a espúria manobra da segunda-feira à noite, protagonizada pela “nata” da Câmara?