Blog do Prisco
Manchete

Unidades da BRF em SC recebem reconhecimentos internacionais em boas práticas de bem-estar animal

Certificações americanas NAMI e NCC reforçam o programa global de bem-estar da Companhia

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, mantém seu compromisso com as melhores s práticas de bem-estar animal em toda a cadeia que envolve colaboradores, parceiros e produtores integrados. Exemplos desses cuidados são as certificações de organizações internacionais em unidades de Santa Catarina (SC).

A planta de Herval d`Oeste foi reconhecida no abate de suínos pelas premissas estabelecidas pela North America Meat Institute (NAMI), importante organização dos Estados Unidos. A certificação de bem-estar animal foi recebida em 2021 por meio de auditores PAACO (Professional Animal Auditor Certification Organization), que avaliam uma série de requisitos de padrões de transporte e abate humanitário de suínos.

 

Já as unidades catarinenses de aves de Capinzal, Chapecó, Concórdia e Videira receberam a certificação da National Chicken Council (NCC), uma organização com sede em Washington, também nos Estados Unidos. Para a gerente industrial de Videira, Lucinéia Valtte, tratar esse tema com responsabilidade e respeito é fundamental para a BRF e um compromisso em toda a cadeia produtiva. “Trabalhamos na busca da melhoria na qualidade de vida das aves dentro e fora da Companhia”, destaca.

“O bem-estar animal é uma das nossas grandes causas. As certificações internacionais reforçam a robustez dos nossos processos e demonstram que acertamos nas escolhas que fizemos e, também, na forma como conduzimos o tema, com seriedade”, ressalta Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.Por meio do seu programa global de bem-estar animal, a empresa define práticas e compromissos na criação, transporte e abate dos animais, com o estabelecimento de políticas, normas, processos, indicadores e respeitando as especificidades de cada localidade onde atua, sejam ambientais, culturais, climáticas ou religiosas. O programa contempla treinamentos e capacitação contínua, avaliação de gaps e estabelece plano de ação de curto, médio e longo prazo.

Cinco pontos do bem-estar animal fazem parte das premissas: nutrição, com consumo adequado de alimentos; ambiente, com boas condições que oferecem conforto e segurança; saúde, com cuidados que garantem robustez e vitalidade de aves e suínos; comportamento, para atividades variadas; estado mental, para priorizar conforto, interesse e confiança.

A Companhia conta ainda com 10 compromissos públicos relacionados ao tema, anunciados em 2020, e metas específicas para avançar cada vez mais em seus processos, além da premissa de zero tolerância a maus tratos aos animais, de forma integrada, abrangente e transparente – com dados disponíveis em seção dedicada do site Global: https://www.brf-global.com/sustentabilidade/bem-estar-animal/

Sobre a BRF

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo, a BRF está presente em mais de 117 países. Seu propósito é oferecer alimentos de qualidade cada vez mais saborosos e práticos, para pessoas e seus pets em todo o mundo, por meio da gestão sustentável de uma cadeia viva, longa e complexa, que proporciona vida melhor a todos, do campo à mesa. Dona de marcas icônicas como Sadia, Perdigão e Qualy, a Companhia pauta suas ações nos compromissos fundamentais de segurança, qualidade e integridade. A empresa baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e visa gerar valor para seus mais de 100 mil colaboradores no mundo, mais de 350 mil clientes e aproximadamente 10 mil integrados no Brasil, todos os seus acionistas e para a sociedade.

 

Sobre Bem-estar animal na BRF


Todas as ações da BRF sobre Bem-estar animal podem ser conferidas em:

https://www.brf-global.com/sustentabilidade/bem-estar-animal/