Blog do Prisco
Destaques

Univali conquista 25 certificações no Programa Selo Social

Ação reconheceu projetos desenvolvidos em Camboriú e Balneário Camboriú (SC)

 A cerimônia do Programa Selo Social 2023, dos municípios de Balneário Camboriú (SC) e Camboriú (SC), foi marcada pela conquista de 25 certificações pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). A iniciativa valoriza as ações de impacto social, realizadas por organizações públicas, privadas e do terceiro setor, considerando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento foi na quinta, 1, no Teatro Bruno Nitz.

Na cidade de Balneário Camboriú, a Univali conquistou todos os 17 Objetivos propostos pela ONU. A Universidade foi reconhecida pela atuação em 20 projetos desenvolvidos na cidade, que resultaram em 68 impactos sociais e 29,6 mil atendimentos à comunidade. Já na vizinha Camboriú, a Instituição de Ensino foi contemplada em oito ODSs, pela atuação em seis projetos, que geraram 22 impactos sociais e 3.135 atendimentos.

De acordo com a professora Miriam Terres, da Gerência de Extensão e Responsabilidade Social da Univali, além das iniciativas já desenvolvidas individualmente por cada organização, a grande novidade deste ano foi a união dos participantes no desenvolvimento de projetos coletivos para beneficiar as duas cidades.

“Nesta categoria, a Univali participou do projeto coletivo ‘Propagando os ODS’ que visava promover nas redes sociais o conhecimento sobre as ações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030 da ONU. Por meio deste trabalho conjunto, nós conseguimos superar todas as metas estabelecidas para esta ação.”, comemora Terres.

Promovido pelo Instituto Selo Social, o evento contou com o envolvimento das prefeituras de ambas as cidades, além do patrocínio da iniciativa privada. Nesta edição, a cerimônia reconheceu 52 organizações no total, que resultaram na certificação de 222 projetos. Juntas, as ações somaram 769 impactos sociais e 426.113 atendimentos à população.

Para a gerente de Extensão e Responsabilidade Social da Univali, professora Attela Jenichen Provesi, esta conquista denota o comprometimento da Universidade com o desenvolvimento e bem-estar da comunidade. “Estamos felizes em receber este reconhecimento. Somos uma Universidade Comunitária e temos como premissa o envolvimento nas causas que beneficiam a sociedade que, por sua vez, perpassam pelos Objetivos da Organização das Nações Unidas.”

O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Univali, professor Rogério Corrêa, destacou a atuação da equipe envolvida nas ações desempenhadas pela Universidade. “Agradecemos a cada professor, acadêmico ou profissional que contribuiu para a concepção e execução destes projetos, sabemos que cada um foi essencial para a obtenção deste excelente resultado. Seguimos juntos nesta missão de contribuir com a comunidade onde estamos inseridos.”, reconheceu o docente.

A Univali foi a única organização, presente nesta edição do evento, a conquistar os 17 ODSs em um dos municípios. “Além de ser motivo de orgulho e satisfação para toda a nossa comunidade acadêmica, a conquista de tantas certificações demonstra que é possível cumprir os ODSs propostos pela ONU. Certamente este resultado nos inspira a seguir promovendo ações de impacto social e contribuindo para a construção de um mundo melhor e mais sustentável,”, afirmou o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.