Blog do Prisco
Destaques

Workshop sobre combate a fraudes em licitações dá início a atividades do projeto Céos

Oficina foi voltada a detalhar a atuação do MPSC na área moralidade administrativas aos pesquisadores da UFSC.

Uma nova era na atuação do MPSC teve início nessa semana. Isso porque na segunda-feira (12) começaram as primeiras atividades presenciais do projeto Céos – Inteligência de Dados para a Sociedade, iniciativa executada em parceria com a UFSC e que busca desenvolver soluções baseadas em Inteligência Artificial para contribuir com o trabalho do MPSC.

A atividade que inaugurou o cronograma de ações do projeto aconteceu na sede do MP catarinense e consistiu em um workshop com a presença de membros e servidores do MPSC e de pesquisadores da UFSC. O objetivo da oficina foi explicar aos cientistas como a instituição trabalha no combate às fraudes em licitações, que é uma das linhas de pesquisa e desenvolvimento do projeto. O momento de interação iniciou com falas do Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, Luciano Trierweiller Naschenweng, e do Coordenador do Núcleo de Inovação e Presidente do Comitê Estratégico de Inovação do MPSC, Promotor de Justiça Guilherme André Pacheco Zattar.

Os participantes conheceram como funciona a investigação na esfera da moralidade administrativa, especialmente no combate à corrupção, observando a perspectiva dos diversos órgãos e setores do MPSC envolvidos em processos desse tipo. A proposta da conversa era construir uma visão unificada e coesa do fluxo de trabalho, além de possibilitar a identificação e análise dos produtos de dados atualmente em uso.

Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, André Teixeira Milioli avalia que a interação foi produtiva para alcançar os objetivos do projeto Céos. “Conseguir congregar as atividades meio e fim do Ministério Público com a Academia (professores e alunos), numa conversa leve, mas séria ao mesmo tempo, foi sensacional para o crescimento do Ministério Público enquanto instituição e, notadamente, para a materialização de ferramentas de inteligência artificial, tão almejadas”, enfatizou. “Sem sobra de dúvidas, o projeto Céos é uma iniciativa ímpar para o MPSC e para a moralidade administrativa. A construção de uma parceria saudável MPSC-UFSC, com o somatório de habilidades técnicas e de diversidades de perspectivas, enriquece a nossa visão de mundo, permitindo a identificação de nossos reais problemas, assim como uma busca mais assertiva das soluções”, completa.

Chefe do Setor de Inteligência de Negócio do MPSC e aspirante ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação na UFSC, Fernando Augusto Schmitz disse que a atividade servirá como base para o andamento das atividades. “O conhecimento adquirido através da interação entre os participantes, aliado à disponibilização de bancos de dados relevantes, servirá como alicerce para o início do Projeto Céos. Embora o trabalho esteja apenas começando, o futuro se mostra extremamente promissor!”, celebra.

Passado esse momento inicial de alinhamento, o próximo passo do projeto é repassar aos cientistas da UFSC os dados e informações para que eles iniciem o trabalho de desenvolvimento das IAs que ajudem o MPSC no combate a fraudes em licitações. O cronograma ainda prevê, para agosto deste ano, o começo das investigações na linha de pesquisa direcionada a aprimorar a extração de informações de textos jurídicos e, para o começo de 2024, o início da pesquisa sobre IAs que ajudem na detecção de padrões de ocupação de leitos de UTI no Estado.

Sobre o projeto 

Desenvolvido em parceria com a UFSC, por meio de convênio, o projeto ¿Céos: Inteligência de Dados para a Sociedade – auxílio à tomada de decisão inteligente em domínios complexos do setor público¿ é uma iniciativa do MPSC, por meio da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, do Núcleo de Inovação, da Gerência de Ciências de Dados e Inovação (GECDI) e do Laboratório de Inovação do MPSC (iMPulsoLAB).

Financiador do projeto, o MPSC será responsável por fiscalizar as atividades de pesquisa e desenvolvimento das tecnologias e instruir os pesquisadores com informações relativas à atuação do MPSC. Já a elaboração dos estudos e das tecnologias ficará à cargo da UFSC, que cederá a estrutura e pessoal para a execução dos estudos.

O convênio tem duração de 60 meses e também foi assinado pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), instituição que intermediará o acordo durante o período de vigência do contrato.