Blog do Prisco
Destaques

Comissão aprova projeto que institui prevenção e combate à automutilação

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou por unanimidade o projeto de Lei nº 061.3/2019, de autoria do deputado estadual Sergio Motta, que institui a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação.
O projeto estabelece que a semana seja realizada anualmente, na primeira semana do mês de setembro e que integre o calendário oficial de eventos do Estado de Santa Catarina. A matéria segue agora para votação em plenário.

A finalidade, conforme informações do deputado estadual Sérgio Motta é promover palestras educativas, seminários, exposições, além de principalmente, orientar e alertar os jovens sobre o perigo da automutilação, suas causas e consequências. Para ele, esta semana é uma forma de fazer com que sejam pensadas e trabalhadas, políticas públicas focadas na prevenção.

O parlamentar alerta que a automutilação tem se transformado em uma verdadeira epidemia entre os jovens. “Este assunto não é muito comentado. Mas, posso garantir que tem preocupado e muito os profissionais da área da saúde. Principalmente aqueles que atendem adolescentes. Psicólogos, psiquiatras, terapeutas tem chamado atenção para o assunto com frequência”, avisa.

Motta acredita que o melhor caminho para combater o problema é lidar com ele, debater, abordar em casa com as famílias. “Precisamos estar atentos. Precisamos nos preocupar. Entender, nos posicionar. Isso é um assunto de saúde pública tão sério quanto tantos outros que nós abordamos todos os dias. Mas, o problema é que ele não é abordado”, pontua ele. O relator do PL foi o deputado Jair Miotto (PSC).