Blog do Prisco
Destaques

Comissão aprova projeto que institui prevenção e combate à automutilação

A Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou por unanimidade o projeto de Lei nº 061.3/2019, de autoria do deputado estadual Sergio Motta, que institui a Semana de Prevenção, Conscientização e Combate à Automutilação.
O projeto estabelece que a semana seja realizada anualmente, na primeira semana do mês de setembro e que integre o calendário oficial de eventos do Estado de Santa Catarina. A matéria segue agora para votação em plenário.

A finalidade, conforme informações do deputado estadual Sérgio Motta é promover palestras educativas, seminários, exposições, além de principalmente, orientar e alertar os jovens sobre o perigo da automutilação, suas causas e consequências. Para ele, esta semana é uma forma de fazer com que sejam pensadas e trabalhadas, políticas públicas focadas na prevenção.

O parlamentar alerta que a automutilação tem se transformado em uma verdadeira epidemia entre os jovens. “Este assunto não é muito comentado. Mas, posso garantir que tem preocupado e muito os profissionais da área da saúde. Principalmente aqueles que atendem adolescentes. Psicólogos, psiquiatras, terapeutas tem chamado atenção para o assunto com frequência”, avisa.

Motta acredita que o melhor caminho para combater o problema é lidar com ele, debater, abordar em casa com as famílias. “Precisamos estar atentos. Precisamos nos preocupar. Entender, nos posicionar. Isso é um assunto de saúde pública tão sério quanto tantos outros que nós abordamos todos os dias. Mas, o problema é que ele não é abordado”, pontua ele. O relator do PL foi o deputado Jair Miotto (PSC).

Posts relacionados

Delegados alertam para validade de concurso

Autor

Urnas serão auditadas no dia do segundo turno das eleições

Autor

POSSE DE FABRÍCIO DE OLIVEIRA FORTALECE SEU PROJETO ELEITORAL EM 2016

Autor