Blog do Prisco
Notícias Últimas

Sustentabilidade energética: Quantum Engenharia e a vanguarda nas subestações de Santa Catarina

Dentre as subestações contempladas estão Itajaí Salseiros, Joinville Boa Vista, e Abelardo Luz 

A Quantum Engenharia, reconhecida pelo seu compromisso com a inovação e eficiência no setor elétrico, está em processo de conclusão da reforma e expansão de diversas subestações de distribuição de energia em Santa Catarina. Dentre as subestações contempladas estão Itajaí Salseiros, Joinville Boa Vista, e Abelardo Luz. Esses projetos refletem não apenas o avanço tecnológico da empresa, mas também a sua capacidade de gerenciar desafios logísticos complexos. 

A importância da subestação para grandes consumidores 

A eletricidade desempenha um papel fundamental em nossa vida cotidiana, sendo essencial tanto para atividades profissionais quanto pessoais. A subestação de energia desempenha um papel importante no processo de distribuição elétrica, atuando como um ponto de controle, proteção e transformação da eletricidade. Para grandes consumidores, como hospitais, centros comerciais e eventos, as subestações dedicadas tornam-se indispensáveis devido à necessidade de uma carga mais elevada. 

Itajaí Salseiros 

A subestação de Itajaí Salseiros, localizada na rua Dr. Reinaldo Schmithausen, passou por uma significativa ampliação de capacidade. O projeto, liderado pelo gerente do departamento de Distribuição e Transmissão de Energia da Quantum Engenharia, Thiago Müller Martins, destaca-se pela complexidade logística. Concluída há um ano, a modernização envolveu a desmontagem sequencial da estrutura, mantendo o fornecimento de energia ininterrupto. O novo setor com tensão de 138 kV dois transformadores de 40MVA garante maior potência e segurança na transmissão. O uso de 10 módulos híbridos proporciona eficiência e otimização do espaço físico. 

O projeto enfrentou desafios significativos, dada a necessidade de manter a subestação em pleno funcionamento durante a execução das obras. Dividido em cinco fases distintas e complementares, cada etapa liberava frentes de trabalho para a seguinte. Desde a instalação de módulos híbridos até a demolição de setores existentes, a Quantum Engenharia demonstrou habilidade ao enfrentar a complexidade dessa empreitada. 

Joinville Boa Vista

Localizada na Rua Albano Schmidt, a subestação de Joinville Boa Vista passou por uma construção completa, incluindo a instalação de transformadores, módulos de entrada e interligação de barras, alimentadores e bancos de capacitores. Com as obras concluídas, a subestação agora opera para atender a demanda crescente da região. 

Abelardo Luz 

A subestação construída às margens de uma estrada municipal, no bairro Antas, em Abelardo Luz, é um exemplo adicional do comprometimento da Quantum Engenharia. Com a construção completa de um bay de entrada de linha de 138kV, contemplando a instalação de transformador, alimentadores, e seus respectivos componentes de proteção, a empresa solidificou sua presença como líder no setor elétrico. 

A Quantum Engenharia, ao concluir com sucesso projetos desafiadores em subestações, reforça seu compromisso com a modernização e eficiência do sistema elétrico. Essas iniciativas não apenas garantem uma oferta estável de energia, mas também contribuem para o desenvolvimento sustentável das regiões atendidas. A empresa continua a desempenhar um papel vital no fortalecimento da infraestrutura elétrica, apoiando o crescimento econômico e o bem-estar das comunidades em Santa Catarina.