Blog do Prisco
Destaques

Aprovado, na CCJ, projeto que reduz ICMS para a indústria

Foi aprovado, nesta terça-feira, 3, na Comissão de Constituição e Justiça, da ALESC, projeto enviado pelo Executivo com o objetivo de reduzir a alíquota de ICMS de diversos setores da indústria, passando de 17% para 12%. 

De acordo com o deputado estadual, Luiz Fernando Vampiro (MDB), relator do projeto no âmbito da comissão, a matéria vai garantir mais competitividade à indústria catarinense, em relação aos concorrentes sediados em outros Estado, que hoje operam com alíquota menor. 

“A aprovação do projeto é fundamental para garantir a tranquilidade econômica aos setores contemplados. Hoje o produto fabricado aqui perde competitividade com a produção de fora. Só não serão beneficiados os produtos supérfluos, ao exemplo do cigarro”, explica o relator. 

O parecer do relator foi favorável a continuidade da tramitação do Projeto de Lei nº 0458.9/2019 que altera leis que tratam da política tributária no estado. A matéria segue agora em análise nas demais comissões, devendo ir para votação dos deputados nos próximos dias.

O projeto de autoria governamental está em regime de urgência na Assembleia Legislativa e estabelece a alíquota geral de ICMS de 12% (doze por cento) nas operações com  mercadorias destinadas a contribuinte do imposto para comercialização, industrialização e prestação de serviços sujeitos à incidência do imposto. Hoje a alíquota é de 17%, portanto há redução de alíquota.

Além do voto pela aprovação, o deputado Vampiro acrescentou uma  emenda modificativa, incluindo entre os beneficiados com a redução de imposto a microcervejaria cuja soma da produção anual de cerveja e chope, não seja superior a 5.000.000 (cinco milhões de litros) de litros, considerando todos os seus estabelecimentos.

 

 

Posts relacionados

Deputado destaca dados que mostram eficiência de SC no tratamento do câncer infantojuvenil

Redação

Defensoria Pública registra um defensor para cada 27.304 mil catarinenses carentes

Redação

ANTT ignora audiência pública sobre o Contorno Viário da Grande Florianópolis

Redação